Sobre o PixxFluxx

PixxFluxx – Pioneira em Videomapping no ES

O Videomapping 3D é uma técnica de projeção em superfícies diversas, tais como estruturas de grandes dimensões como fachada de prédios, carros, ambientes internos, objetos, e cenografia de palcos de shows e peças de teatro. As imagens projetadas são vídeos 2D ou 3D usando softwares especializados e equipamentos de alta potência.

A Pixxfluxx atua desde 2010 com essas soluções em projeções mapeadas, no Espírito Santo e projetos fora do estado, como Rio de Janeiro, Minas Gerais e Salvador. Em 2012 o grupo fez uma turnê na Europa se apresentando em Cer Su Belle e Marseille, França e em Dublin na Irlanda. Já em 2013 o grupo se capacitou em dois dos maiores festivais de Mapping do Mundo: o Mapping Festival em Genebra, Suiça e o LPM em Roma, Itália.

As possibilidades com as projeções são inúmeras e estão cada vez mais em destaque no cenário nacional.

Cada evento pode se encontrar uma solução adequada. Outras soluções também utilizadas pelo grupo são ambientes imersivos e interativos: construção de jogos em que o público pode interagir.

BAIXE NOSSO PORTFÓLIO 2014 – www.pixxfluxx.com.br/downloads/Pixxfluxx-2014.pdf

Hoje passamos por uma transição das mídias tradicionais para uma cultura digital. A informação anteriormente era passada de forma hierárquica dos grandes meios para a grande massa de forma unilateral. Com o advento da cultura digital e popularização da internet, essa dinâmica vem se transformando, onde a informação é gerada pelos próprios usuários, possibilitando uma rede onde todos os seus nós passa a se tornar uma fonte de heterogeneidade de informação, diversidade de sentidos em permanente renovação.Essa trama das velhas e novas tradições, do local e o global, o diálogo entre tradição e invenção, no encontrar de matrizes milenares a tecnologias de ponta. Nesse processo acontece um hibridismo, onde há a fusão entre diferentes mídias e do surgimento de dispositivos que facilitaram o acesso da população aos meios de comunicação e informação. A cultura digital tem a dimensão de cidadania e inclusão num ideal de liberdade. Redefine a forma e o conteúdo das políticas culturais, com o uso de softwares livre e do uso amplo da internet democratiza o acesso à informatização e ao conhecimento.A revolução digital se projeta na arte contemporânea. A arte tradicional, da representação e da contemplação dá lugar a uma arte interativa e digital, onde pincéis, quadros e tintas dão lugar a sensores, telas, dispositivos, interfaces, pixel e principalmente luz; cria-se novas formas de arte.

 

No processo de produção de arte eletrônica, os artistas passam a estreitar laços com a tecnologia e o resultado são obras de artes com novas espécies de imagens, de sons, de formas geradas por tecnologias eletrônicas interativas e seus dispositivos de acesso, permitindo ao público um contato mais direto com a obra, modificando as maneiras de fluir imagens e sons.Os artistas oferecem situações sensíveis com tecnologias até então frias, criam máquinas que respondem a estímulos, criam ambientes imersivos diversos através de videoprojeções em variados suportes em diversos estados da natureza, desconstroem e reconstroem filmes como se fossem partituras audiovisuais e por fim, através de videoprojeções em grande escala, transformam fachadas de prédios inteiros em verdadeiras janelas para outras dimensões.

Através do coletivo PixxFluxx estudamos, exploramos, pesquisamos e criamos tais tipos de obras eletrônicas. Fazemos experimentos principalmente voltado para performances audiovisuais em trabalhos como VJ ́s com atividades que variam desde projeções em festas, casas noturnas, festivais e em trabalhos de intervenções urbanas com projeções de imagens pelas arquitetura urbana da cidade, ora parados e ora dentro de veículos em movimento, com um formato mais underground.

 

Novo Blog

 

A ideia do Blog é fazer com que as pessoas possam compartilhar pesquisas, novidades, produções e trabalhos voltados para as novas mídias na arte, apresentar produções realizadas na área, informações sobre o aporte tecnológico estudando os diferentes dispositivos e linguagens de computação necessárias para a criação de instalações multimídias, informar sobre cursos, oficinas, instalações audiovisuais, performances, mostrando como os artistas brasileiros estão inseridos no contexto da arte digital contemporânea. O blog também servirá como um canal de exibição de trabalhos realizados pelo coletivo, assim como os resultados de nossas experiências, pesquisas e trabalhos. Ou seja, o Blog do PixxFluxx pretende ser o canal capixaba de arte eletrônica, onde esse novo tipo de arte será desmistificado, possibilitando que usuários comuns possam ter acesso à informações sobre esse novo tipo de arte, estimulando o interesse pela cultura digital no Espírito Santo.

 

Coletivo PixxFluxx

 

Coletivo formado por designers, artistas, VJ’s e programadores que desde o final de 2010 vem desenvolvendo projetos e performances associados a arte eletrônica.

 

Já realizou trabalhos, como o videomapping no prédio da Escelsa no Centro de Vitória, realizado junto as atividades do SEDA – Semana do Audiovisual. Realizou também projeções mapeadas em cidades históricas mineiras, como na fachada do Teatro Municipal de Sabará e no Centro de Convenções de Mariana, ambos resultados de oficinas sobre técnicas de projeção de imagens (vjing e videomapping), ministradas pelo coletivo PixxFluxx. Foi realizada também uma ação chamada de INTERVÍDEO, evento onde reunimos vários artistas visuais e VJ’s em torno da Praça Costa Pereira onde foi feito projeções de imagens em vários prédios ao redor da praça.

 


Back to Top ↑